Muitas pessoas acreditam que o aparecimento de caspas está ligado à falta de higiene, porém esse é um dos grandes mitos relacionados aos cuidados capilares. A caspa é um problema muito comum, tanto entre homens quanto entre as mulheres: no Brasil, aproximadamente 40% da população sofre com a caspa.

- O estresse contribui para a queda de cabelo? 
- A alimentação influencia na saúde do cabelo? 
- Lavar a cabeça todos os dias contribui para a queda de cabelo?

No entanto, o aparecimento deste problema capilar não tem ligação nenhuma com a quantidade de vezes que os fios são lavados por semana, por exemplo. A caspa pode ser desencadeada pelo stress, por fatores hormonais e até mesmo por mudanças climáticas. Durante o inverno e o outono, em que o tempo fica mais seco e frio é comum que as casquinhas brancas comecem a desprender do couro cabeludo.

Além disso, utilizar o cabelo sempre preso ou dormir com os fios molhados também podem desencadear o surgimento da caspa, uma vez que o couro cabeludo têm mais dificuldades para respirar, contribuindo para o crescimento da descamação e ploriferação de fungossurgimento de caspa

Água muito quente e uso constante de secador também podem contribuir com este problema capilar, uma vez que estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais oleosidade, agravando as caspas. Por isso, algumas pessoas tendem a relacionar a falta de higiene à descamação do couro cabeludo. 

Outro ponto importante sobre a caspa é que ela é um estado do couro cabeludo: não é possível pegar ou transmitir caspa, da mesma forma que não existe uma cura definitiva para este problema, é possível, apenas, fazer um controle.

Sendo assim, algumas formas de combater o aparecimento da caspa é utilizar shampoos e loções específicas para essa finalidade. Esse tratamento também pode ser associado a produtos que combatem o aparecimento de bactérias e fungos.

Manter uma alimentação saudável também pode ser um fator importante no controle à caspa, assim como criar uma regularidade de lavagem dos fios pode ajudar a eliminar o sebo e a sujeira acumulado durante o dia, facilitando a respiração capilar e agindo não apenas no combate à caspa, como também deixando os fios mais fortes e saudáveis.

A Clínica Leone pode ajudar você a controlar a caspa e recuperar o brilho e a saúde do seu cabelo. Entre em contato e agende uma avaliação. 

Mitos