Muitas pessoas cortam as pontas do cabelo com regularidade a fim de manter os fios sempre fortes ou, até mesmo, por acreditarem que, dessa forma, eles irão crescer mais rápido. No entanto, o hábito do corte de cabelo não contribui com nenhum dos dois fatores citados. 

- A alimentação influencia na saúde do cabelo? 
- O estresse contribui para a queda de cabelo?
- Problemas de saúde podem causar a queda de cabelo?

O que acontece ao cortar as pontas do cabelo, é que toda a parte ressecada e danificada é eliminada, dando a impressão de um cabelo mais saudável. Além disso, ao fazer o corte, as pontas duplas – que enfraquecem os fios – são retiradas e, por isso, o cabelo se torna mais forte.

ponta do cabelo

Esses fatores, no entanto, não terão efeito no crescimento dos fios. O cabelo cresce aproximadamente um centímetro por mês e cortá-lo não irá alterar esse número. Dessa forma, se o corte for superior a um centímetro, os fios irão levar alguns meses para recuperar o comprimento desejado.

Isso significa que, para manter um cabelo sempre bem cuidado, com aparência de forte e saudável, é importante eliminar as pontas duplas e danificadas do cabelo. Porém, se o problema não for resolvido ou o cabelo estiver apresentando alguma deficiência de crescimento, é necessário buscar o acompanhamento de profissionais, que poderão indicar o melhor tratamento – com cuidados diários e vitaminas – para recuperar a saúde dos fios.

Na Clínica Leone você consegue manter os fios sempre saudáveis e fortes. Com a ajuda de profissionais capacitados, os problemas capilares são facilmente identificados e tratados. Entre em contato e agende uma avaliação.

Mitos