Quando o assunto é cuidados com o cabelo, muitos mitos são criados e, na maioria das vezes, passados para outras pessoas. Um dos maiores deles é o de que lavar os fios todos os dias leva a uma maior queda de cabelo.

O que justifica algumas pessoas terem a impressão que, durante o banho o cabelo cai mais é que, normalmente, é nesse momento que os fios, que já estavam soltos do couro cabeludo, se desembaraçam dos demais e, por isso, caem. No travesseiro, também é normal notar uma concentração maior dos fios perdidos. 

- O estresse contribui para a queda de cabelo? 
- Problemas de saúde podem causar a queda de cabelo? 
- A alimentação influencia na saúde do cabelo?

queda de cabelo

Porém, ambos os casos não representam nenhuma irregularidade. Na verdade, é muito comum que haja uma perda diária de aproximadamente 100 fios por dia, principalmente em determinados períodos da vida. E essa perda não está relacionada ao hábito de lavar o cabelo diariamente ou não. 

Aliás, manter os fios sempre limpos pode ser um importante fator para manter o cabelo mais bonito e sadio, uma vez que esse cuidado pode prevenir outros problemas capilares, como a caspa e a seborreia – que são mais comuns em pessoas que sofrem com a oleosidade do couro cabeludo.

Outra dica para manter a saúde dos fios é estar sempre atento às irregularidades capilares e, caso haja alguma suspeita de um problema maior, buscar um especialista. Isso porque, apesar da queda de cabelo aliada à lavagem dos fios constante se tratar de um mito, isso não exclui a possibilidade de você estar enfrentando um problema de perda de cabelo – que pode ser notado com maior facilidade durante o banho.

Em casos como este, é importante tentar descobrir a fonte do problema, para, então, dar início ao tratamento. Por exemplo, o uso de anticoncepcionais, distúrbios hormonais e alimentação deficiente podem ser alguns dos motivos causadores da queda de cabelo e, ao identificá-los, fica mais fácil desenvolver um tratamento eficaz que irá atuar no foco do problema.

Na Clínica Leone você pode tratar a queda de cabelo com uma equipe especializada e com os procedimentos mais atuais. Entre em contato e agende uma avaliação! 

Mitos