Alopecia Areata

mitos

OSCAR 2022 – Nesse domingo, o comentário infeliz de Chris Rock sobre o cabelo de Jada Smith durante a cerimônia fez o mundo parar para falar sobre a alopecia.

Mas você sabe o que é essa condição capilar que afeta Jada Smith e a fez optar por manter os cabelos raspados? Pois bem, a “alopecia” é um termo genérico utilizado para designar alguns tipos de queda de cabelo. Pelo que foi explicado sobre o caso de Jada, trata-se da alopecia areata. Essa condição decorre de fatores genéticos e autoimune, contudo, fatores emocionais costumam atuar como gatilhos para desencadear ou agravar o quadro.

Na prática, a alopecia areata causa uma inflamação do organismo, ou seja, um ataque do próprio organismo ao folículo piloso. Não apresenta nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, podendo afetar desde pequenas áreas do couro cabeludo ou da barba, por meio de lesões circulares, ou até ocasionar a completa ausência dos fios em todo o corpo. A pele da área afetada é lisa e brilhante e os pelos ao redor saem facilmente se forem puxados.

Neste tipo de alopecia, o cabelo pode crescer novamente, mesmo se houver perda total, pois a condição não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. No entanto, como não é possível falar em prevenção, ao observar sinais de falhas no couro cabeludo, a recomendação é procurar um profissional especializado para a realização de exames clínicos e indicação do tratamento mais adequado.

RECUPERE SUA AUTOESTIMA

Não perca mais tempo!

Agende sua consulta e surpreenda-se com o resultado.