Queda de Cabelo
problemas capilares
A queda de cabelo é um problema capilar bastante comum. Porém, nem sempre ela representa algo ruim. Durante uma época da vida, a perda de cerca de 100 fios por dia é normal – tanto para homens quanto para mulheres. Com o passar dos anos, no entanto, esse número tende a diminuir.
Para identificar se a queda de cabelo merece uma atenção especial e precisa do acompanhamento de um especialista é necessário ficar atento a algumas alterações capilares. Caso a quantidade de cabelo perdida seja superior aos 100 fios diários, é sinal de alguma irregularidade. Além disso, a queda de cabelo abrupta e o enfraquecimento dos fios também são indícios de um possível problema capilar mais sério.
Causas
A queda de cabelo excessiva pode ocorrer por muitos fatores diferentes. Alguns dos motivos mais comuns desse problema capilar são:
– alterações hormonais (causada pela menopausa, gravidez ou amamentação);
– uso de anticoncepcionais;
– caspa exacerbada;
– alimentação deficiente;
– predisposições genéticas.
Além disso, os processos químicos pelos quais os fios são submetidos (como alisamentos e tinturas) também podem contribuir para a queda de cabelo, assim como a escovação excessiva e o uso de fivelas ou elásticos muitos apertados – que não respeitam os limites de tensão capilar.
Tratamento para queda de cabelo
O tratamento para queda de cabelo pode variar, conforme a constatação da fonte do problema. Assim, o procedimento inclui reposição hormonal ou anti-hormonal, utilização de shampoos, loções e de complexo de vitaminas A, C, E e Zinco.
Em casos mais específicos, o tratamento para queda de cabelo pode incluir também a mesoterapia capilar – que consiste na injeção de medicamentos nos bulbos capilares, a fim de estimular o surgimento de novos fios e o crescimento dos já existentes – e a terapia à laser, que estimula a multiplicação de células e fios.